Entenda porque o CHA do comportamento é essencial para ter sucesso na vida
Em outro artigo, comentei deste acrônimo (esse recurso de criar uma palavra a partir das iniciais de outras palavras) – o CHA – que tem sido muito difundido em inúmeros artigos e vídeos. Está relacionado a Conhecimento – Habilidades – Atitudes.
Neste texto, vamos falar de outro importante CHA, o do Comportamento. Para entendê-lo melhor, vamos começar a destrinchá-lo a partir da última letra:
ATUAÇÃO – todos os dias você atua em diversos campos da sua vida. Atuar, muito difundido no meio artístico, é interpretar um papel. Na vida, interpretamos diversos papéis e agimos de diferentes formas, conforme a área em que estamos operando – pessoal, familiar, profissional, acadêmico e assim por diante. Nem sempre atuamos da mesma maneira – realizando e demostrando nossa personalidade – em todas as áreas, pois conforme nosso envolvimento e interesse naquele momento, varia também o desempenho de nossas funções. Isso é natural.
Analisar nossa atuação, porém, é importante para analisarmos nossos hábitos. Essa atividade – a de análise – é importante sempre, pois nos leva a um novo nível de desenvolvimento, e é essencial se houver insatisfação com os resultados obtidos.
HÁBITO – Quando percebemos um padrão de atuação, descobrimos um hábito. Muitas vezes não conseguimos avançar em direção ao que desejamos por conta da forma como estamos habituados a realizar algo.
Hábitos são extremamente poderosos, pois é a forma como nossa mente opera para gastar menos energia – e, por consequência, ter menos dor e sofrimento. Ocorre que quando operamos em “piloto automático”, pensamos menos na hora de agir.
Por sua vez, os hábitos podem ser bons ou ruins. Então, é importante analisá-los e verificar se eles nos levam em direção aos objetivos que pretendemos atingir. Se for o caso, trocar os hábitos atuais por outros melhores, o que veremos em um próximo artigo.
CRENÇAS – os hábitos são frutos de nossas crenças. Isto porque se algo tornou-se hábito, é porque nossa mente ACREDITA, ou seja, tem a crença de que esse é o melhor caminho.
A grande sacada é que nem sempre as crenças nos auxiliam. Você já deve ter ouvido falar sobre crenças limitantes. São ideias que formulamos, consciente ou inconscientemente, e que nos guiam como verdades. No entanto, nem sempre são reais ou verdadeiras (embora, na maioria das vezes, seja muito tangível para quem as tem).
CRENÇAS – HÁBITOS – ATUAÇÃO = COMPORTAMENTO
Um fato traumático, uma ideia que ouvimos de alguém que causa grande impacto – os próprios pais ou avós, irmãos, ou um ídolo, ou mesmo um amigo, professor, alguém que temos uma relação de afeto, respeito ou admiração – e se tornam dogmas (um pensamento que temos plena convicção de sua verdade).
Na maioria das vezes, são mentiras como “eu não sou bom o suficiente”, “eu não tenho tempo/dinheiro suficiente”, “eu nunca vou acertar”, “eu sou um perdedor”, “você não merece…”, são crenças que acabam por guiar nossos hábitos e atuação.
Por isso, tem se falado tanto em crenças limitantes, ainda mais em um momento em que treinadores, coaches, terapeutas, consultores e toda gama de orientadores pessoais e profissionais estão ganhando força pela necessidade de aumentarmos nossos potenciais.
Este CHA – Crenças/Hábitos/Atuação – determina como somos percebidos pelo mundo ao nosso redor e como agimos diante de nossos desafios.
Por isso, este CHA é tão importante no seu crescimento rumo a realização e ao sucesso.
A gente se encontra lá no topo! Até o próximo artigo.
Rodolfo Nakamura, publicitário, especialista em gestão de novas tecnologias e Master Pratictioner em Programação NeuroLinguística, é empresário, editor, professor universitário e palestrante. Seus grandes amores são Deus, a família e dividir conhecimentos e experiências em cursos, treinamentos, palestras ou mesmo em uma conversa de botequim.
Entre suas atividades profissionais, destacam-se:
LIVROS:
1. E-commerce Fácil de Entender: tudo o que você gostaria saber sobre comércio eletrônico e ninguém teve paciência de explicar. São Paulo: Erica, 2001
- Moodle: Como criar um curso usando a plataforma de ensino a distância. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
- Sete Missões: o caminho do desenvolvimento pessoal passando pela região dos Sete Povos das Missões. São Paulo: Farol do Forte, 2009.
- Midia: Como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte, 2010.
- Código de Defesa do Consumidor – Lei 8078/90. (Organizador). São Paulo: Farol do Forte, 2013.
- O Vaso: sobre gratitude, a atitude de ser grato. São Paulo: Farol do Forte, 2004
ACADÊMICAS
- Professor universitário em nível graduação e pós-graduação (Comunicação Social – Publicidade & Propaganda, Jornalismo, Produção Audiovisual – Administração, Marketing, Pedagogia), desde 2000.
Uniban, Uniabc, Unimes, UnG, Senai, Famosp, Faculdade Brasil, Unijales. - Coordenador de curso de graduação – Publicidade e Propaganda, Marketing e Produção Audiovisual. Grupo Kroton-Anhanguera, 2011-2017
- Gestor de extensão universitária e Pós Graduação. Grupo Unibrasil, desde 2015.
- Pesquisador Científico. Área: Comunicação.
- Orientador de monografia e Trabalho de Conclusão de Curso
- Avaliador técnico Guia do Estudante.
PROFISSIONAL
- Publicitário, Jornalista e Radialista;
- Editor;
- Empresário, indústria de brinquedos;
- Palestrante Profissional RPP e Coach.