Muita iniciativa e pouca acabativa?

Muita iniciativa e pouca acabativa?
Muita iniciativa e pouca acabativa?

Muita iniciativa e pouca acabativa? Veja como virar esse jogo!

Quer saber como garantir que uma iniciativa vire um objetivo conquistado?

Definitivamente, para garantir que uma iniciativa vire uma acabativa, você precisa eliminar os sabotadores definitivamente, terminando o que começou.

Quantas vezes começamos um projeto e não concluímos? Seja um plano para organização financeira, para a troca de carro, para entrega de um trabalho ou até mesmo para fazer um programa de exercícios para emagrecer…

Quer ter mais acabativa e concluir seus projetos? CLIQUE AQUI!

O que você pode fazer para terminar o que começou simultaneamente?

Acabativa é um termo criado pelo consultor, conferencista e mestre em administração brasileiro Stephen Kanitz e significa “terminar o que começou”. Em suma, é quando uma iniciativa vira um projeto concluído.

Na maioria das vezes nós temos muita iniciativa. Ficamos empolgados com um novo projeto, imediatamente pensamos em sua conclusão e em como estaremos realizados quando ele terminar.

No meio do caminho vamos perdendo a força de vontade, começamos a falhar na execução e infelizmente não conseguimos chegar ao fim.

Quando não conseguimos realizar nossos sonhos, ficamos tristes e frustrados, sem vontade de começar outro projeto. Nos sentimos derrotados.

O que nos impede de atingir nossos objetivos? O que faz com que a gente desista no meio do caminho?

Quer ter mais acabativa e concluir seus projetos? CLIQUE AQUI!

Assim, a seguir apresento os nossos principais sabotadores e algumas dicas para conseguir superá-los e chegar até o final:

Projetos muito longos: definitivamente é muito difícil manter a motivação quando olhamos para um objetivo de longo prazo. Diante de um projeto longo, o melhor a fazer é dividi-lo em pequenos projetos, os quick-wins.

Planeje, execute e comemore o fim de cada etapa para garantir o fôlego de chegar até o final.

Falta de foco: quando temos muitos projetos simultâneos, inevitavelmente deixamos de dar atenção a algum ou alguns deles. Ser multitarefa nem sempre é um bom negócio. Por isso, liste todos os seus projetos e priorize.

Assim você consegue ter foco naquilo que é mais importante para você.

Quer ter mais acabativa e concluir seus projetos? CLIQUE AQUI!

Interrupção: diante de um acontecimento inesperado, que o impeça de prosseguir com os planos naquele momento, congele seu planejamento. Quando for possível, posteriormente retome de onde parou.

É como um processo de emagrecimento: a gente pisa na jaca em uma festa e precisa retomar na próxima refeição. Dessa forma, se continuamos a comer demais, quando voltarmos à dieta, será necessário dar alguns passos para trás.

Acabaram os recursos: pode ser que o dinheiro acabe ou que a pessoa que ia te ajudar desista no meio do caminho. É importante considerar isso na fase do planejamento, tendo uma solução de contorno para isso.

Se realmente não for possível continuar, assim como no caso da interrupção, congele e retome de onde parou quando o recurso reaparecer.

Quer ter mais acabativa e concluir seus projetos? CLIQUE AQUI!

Crença limitante: é possível que você já tenha tentado atingir seu objetivo outras vezes e não conseguiu concluir.

Assim, sua crença limitante “não vou conseguir porque já passei por isso e não obtive sucesso” vai continuar te assombrando. Acabe com estas crenças substituindo por afirmações ou novas crenças positivas.

Falha na execução: se você perder algum prazo ou esquecer de fazer uma atividade, dificilmente vai conseguir ter a acabativa. Por outro lado, a dica é ter um cronograma e anotar as atividades em uma agenda para garantir que as tarefas serão cumpridas.

Desmotivação: afinal, diante de um obstáculo ou de uma tarefa difícil, o fantasma da desmotivação pode aparecer. Crie um mantra, uma afirmação que te traga autoconfiança e motivação para continuar.

E o mais importante: se você não tiver outra saída a não ser abandonar o projeto, não encare isso como um fracasso. Antes de mais nada, entenda como uma oportunidade para rever seus planos, seus recursos e trazer melhorias para o seu processo.

Quer ter mais acabativa e concluir seus projetos? CLIQUE AQUI!

Segundo uma frase do livro O Maior Vendedor do Mundo, do Og Mandino, que eu adoro e uso como meu mantra: “O fracasso jamais me surpreenderá se a minha vontade de vencer for suficientemente forte”.

Dessa forma, confie em você e no seu plano e tudo dará certo. O sentimento que a acabativa nos traz é bastante gratificante e fortalecedor. Por isso vale muito a pena prosseguir e terminar o que começou!

Indicações de Leituras Complementares

Entenda o segredo das maiores empresas americanas para vender todos os dias!

ARTIGOS RELACIONADOS

O poder da inteligência emocional aplicada nos negócios

Como produzir mais em menos tempo

 

Karla Pierri é Life Coach, consultora e escritora e tem mais de 15 anos de experiência em Operações, Serviços, Projetos, Processos e Gestão de Pessoas. É administradora de empresas e formada em coaching pelo IBC Instituto Brasileiro de Coaching. Traz conteúdos relacionados ao coaching, desenvolvimento pessoal, liderança e gestão de projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here