Preste bem atenção; se as suas habilidades emocionais são pouco desenvolvidas, possivelmente, você não será capaz de administrar e nem entender as suas emoções. Da mesma forma como uma empatia insuficiente não permitirá você manter relacionamentos que venham gerar resultados positivos.

Isso vai ocorrer mesmo que você sinta-se muito inteligente.  Se sua base de Inteligência Emocional não estiver sólida o suficiente, sua inteligência racional não será de grande valia. Você vai sucumbir ao longo do processo.

Sua estrada do sucesso poderá ser muito espinhosa e tornará a sua vida mais penosa e, sua caminhada não o levará muito longe.

O conceito de IE-Inteligência Emocional existe desde 1990, quando os psicólogos da Yale University, John D. Mayer e Peter Salovey apresentaram o conceito ao mundo acadêmico.

Entende-se como Inteligência Emocional, a capacidade que a pessoa tem em identificar o que ela realmente sente, nomear as suas emoções, e ao mesmo tempo, identificar as emoções da outra pessoa com a qual se relaciona, numa determinada situação, as vezes até conflituosas.

Como se percebe, é uma característica fundamental para todas as pessoas e, condição sine qua non para um líder.

Todas as emoções consumem energia e se bem administradas pode-se direcionar de forma mais produtiva essa energia, em tarefas desgastantes e resolver problemas difíceis, especialmente aqueles relacionados com comunicação entre pessoas.

Quando a aplicação da Inteligência Emocional é trabalhada com relação a outra pessoa, através do gerenciamento das nossas próprias emoções, e compreensão das emoções da outra, consegue-se motivar essa pessoa para ação ou até mesmo, dependendo da situação, acalmar essa pessoa, mostrar novas perspectivas.

Essa capacidade de compreendermos nossas emoções, nos permite tirar proveito de habilidade e aplicá-la na realização de tarefas adversas, assim como pensar e resolver problemas complexos.

A Inteligência Emocional é tão considerada que numa escolha entre dois candidatos a uma vaga, com QI –Quociente de Inteligência, similar, o que tiver maior EI terá mais chance de ser contratado.

É simples; estudos mostram que uma pessoa pode ser admitida pelo currículo e demitida pelo comportamento (deficiência em IE).

Não vamos detalhar algumas das características das pessoas emocionalmente inteligentes, que mostramos abaixo. A lista não é completa e por falta de espaço, não iremos explicá-las, inclusive pois são de certo modo, auto compreensíveis.

 

  1. Agentes de mudanças

2. Apreciam o que tem

3. Autoconscientes

4. Fazem uso da palavra Não, até para elas próprias

5. Empáticos

6. Dormem o suficiente

7.Curiosos

O Dr. Daniel Goleman, pesquisador sobre liderança que escreveu o best-seller

“Inteligência Emocional”, afirmou que as pessoas bem-sucedidas devem o seu sucesso à sua IE.

Dr. Travis Bradberry, outro grande estudioso do assunto, analisou os dados de mais de um milhão de pessoas nas suas pesquisas, e constatou que as pessoas com QI médio, mas com alto nível de IE, superavam em 70% das vezes, pessoas com QI mais alto.

Dessa forma, remove-se a crença generalizada de que o QI era a única fonte de sucesso.

Décadas de pesquisa apontam, que a IE como sendo o fator crítico que permitirá você se diferenciará dos seus pares.

Bem meu Amigo e minha Amiga se você se ressentiu com a Natureza que não lhe foi tão pródiga geneticamente quanto ao seu QI, isso deixou de ser um problema.

Você pode desenvolver sua Inteligência Emocional e ter o seu merecido sucesso!

Um caloroso abraço e boa leitura e até a próxima postagem!

A maior parte da vida profissional de Elazier está relacionada com atividades de consultoria e treinamento.
Essa experiência foi desenvolvida em empresas nacionais, internacionais, privadas e pública.

Sempre procurou dar o seu melhor, fez curso de Economia da PUC-Campinas e Pós-Graduaçao na Fundaçao Getúlio Vargas  de São Paulo e dezenas de cursos presenciais e online, tendo criado uma empresa de treinamento.

Aprendeu de forma autodidata como usar Planilhas Excel, Power Point, Programas de Edição de Vídeo para poder criar cursos online e vídeos, de forma transmitir seus conhecimentos e experiências que teve ao longo da sua vida profissional. Assim como diversos cursos ao vivo e online sobre Marketing Digital.

Foi convidado para Gerenciar um Fórum de Excel, filial da Emory University dos Estados Unidos e tendo recebido um prêmio pelos resultados do seu trabalho.

Tendo ministrado com dois Colegas, curso de Extensão Universitário em O&M na Fundação Armando Álvares Penteado

Tendo lançado dois cursos online, “Resiliência Top”  e “Comunicação para Profissionais”.

Esta no momento escrevendo um curso de Power Point especifico para Palestrantes, normalmente escreve artigos para o LinkedIn, tendo publicado mais de 200. Atua de forma ativa no LinkedIn, fazendo comentários substanciosos de postagens de Colegas, em inglês e Português e eventualmente em Espanhol. Lê diariamente os artigos de diversas universidade americanas, sobre Neurocîência, Técnicas de Palestras, Psicologia Comportamental,  Desenvolvimento Humano etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here