Maior franquia de limpeza comercial do mundo, a Jani-King completa meio século no mundo, com formato renovado pela automação de seus processos, e apresenta o modelo na ABF Franchising Expo 2019, de 26 a 29 de junho, em São Paulo.
Quando, em 1969, Jim Cavanaugh, um universitário de Oklahoma – EUA – decidiu reunir um grupo de colegas para atender os contratos de limpeza que vendia em suas horas vagas, não imaginava que estava fundando a maior franquia de limpeza comercial do mundo. E mais ainda: que 50 anos depois, seus executivos poderiam controlar sua empresa, vender franquias, treinar franqueados e supervisionar suas master-franquias ao redor do mundo pela tela de um computador ou de um “telefone móvel”. E, não só mantendo, como aumentando a qualidade dos serviços e o grau de satisfação de seus clientes.
A fórmula pioneira da franquia Jani-King, com garantia de negócios – o que significa que a empresa oferece uma base inicial de clientes, minimizando o risco do investimento para o franqueado -agregada à tecnologia, especificamente, desenhada para a atividade limpeza comercial, resulta, hoje num modelo de negócio com ganhos relevantes de eficiência, qualidade e otimização de recursos
Protagonismo brasileiro – Presente no Brasil há 28 anos – e em outros países em três continentes – foi, aqui, que a transformação digital da franqueadora ganhou impulso, particularmente nos últimos três anos, graças as pesquisas de especialistas que buscavam garantir suporte, treinamento e reciclagem, em tempo real, para os seus franqueados.
A primeira grande inovação foi a criação de uma plataforma de Capacitação & Integração cujo objetivo inicial era oferecer aos franqueados e suas equipes cursos voltados a todos os aspectos da gestão da franquia, desde administração até finanças.
Ao longo dos últimos três anos, a plataforma vem sendo continuamente ampliada e, hoje, abriga toda a biblioteca de manuais de franquias, apresentações, modelos de contratos e oferece webinars mensais sobre temas relacionados ao franchising e limpeza, abertos ao público.
“Num país de dimensões continentais como o Brasil, abrir uma franquia de limpeza distante dos grandes centros pode assustar o empreendedor. Os custos envolvidos em despesas de viagem para os treinamentos, reciclagens e cursos pode ser relevante e oneroso”, diz Christian Rojas, diretor geral da Jani-King Brasil. “O foco da nossa transformação digital é justamente eliminar as distâncias e afinar processos”
Paralelamente, foram desenvolvidas ferramentas para o registro de visitas técnicas que oferecem acuidade e rapidez para a apresentação de propostas e, também, para a aferição da qualidade dos serviços em tempo real.
Para avaliar a satisfação do cliente, além, do duplo processo de controle aplicado pelo franqueado responsável pela operação e pela própria Jani-King, foi desenvolvido o sistema de satisfação por QR Code que possibilita, a qualquer usuário avaliar a qualidade dos serviços, utilizando seu smartphone, enviando, elogios, críticas e sugestões que resultam em parâmetro essencial para melhoria constante das atividades.
O processo contínuo de transformação digital da Jani-King Brasil é, hoje, referência para a rede em nível mundial.
“O mercado de limpeza, as práticas de gestão e a própria legislação tem mudado muito rapidamente. Manter nossos franqueados atualizados sempre foi nosso desafio. Mas com investimento em tecnologia superamos este gargalo e hoje temos uma operação perfeitamente afinada, pronta para receber novos franqueados”, diz Rojas.
A Jani-King apresentará suas inovações tecnológicas para o segmento de limpeza comercial durante a ABF Expo Franchising 2019, de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, Pavilhão Azul, estande D105, em São Paulo.
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