Lições de empreendedorismo da Marvel
Se existe um nome que está na cabeça de praticamente todas as pessoas do planeta em 2021, este nome é Marvel. Talvez não o nome “Marvel” em si, mas com certeza o nome de algum de seus personagens.
A lista inclui Homem-Aranha, Homem de Ferro, Capitã Marvel, Viúva Negra, Pantera Negra, Hulk, Wanda Maximoff, Avengers, Deadpool, Wolverine… É um catálogo de mais de 8000 personagens que não para de crescer.
Fundada originalmente em 1939, a Marvel é hoje um dos empreendimentos mais sólidos da indústria do entretenimento. Seu foco é contar histórias que desafiam nossa imaginação e, ao mesmo tempo, lidam com arquétipos e situações profundamente conectadas com a nossa realidade. A luta pela sobrevivência, o medo do desconhecido, o luto, a falta de dinheiro, a violência e a paz, os desafios dos relacionamentos, tudo está representado nas histórias da Marvel.
Uma das lições que podemos aprender com a Marvel é a capacidade de adaptação. Para cumprir sua missão de contar histórias, a Marvel não tem medo de se aventurar por canais que não tinha explorado antes. Dessa forma, ela consegue acompanhar seu público em todas as fases da vida e transcender gerações. Por exemplo, quem comprava os gibis do Homem de Ferro na banca de jornal quando criança, hoje assiste seus filmes. Também pode, junto com seus filhos, assistir as séries dos personagens relacionados ao Homem de Ferro e acessar a versão digital dos mesmos gibis que comprava quando criança pelo serviço de assinatura Marvel Unlimited.
Outra lição é o fato de a Marvel não fechar os olhos para a diversidade, entre seus consumidores, colaboradores, e na comunidade de maneira geral. No universo Marvel, a mulher, o negro, a pessoa queer e trans e a pessoa com necessidades especiais são protagonistas. O posicionamento da empresa e de seus artistas é claro e não dá explicações a algo que não precisa de explicação. É a vida como ela é sendo representada nas páginas e telas, dando força a milhões de pessoas que enfrentam dificuldades todos os dias simplesmente por serem quem são.
Por fim, a história da Marvel é uma história de perseverança. São mais de 80 anos semeando histórias, navegando por parcerias como Sony e Disney, sem medo de errar, aprender e acertar. É uma história que serve de inspiração para você que tem uma ideia inovadora e que quer criar um negócio próspero e que gere impacto real e benéfico na comunidade. O mundo precisa desse tipo de herói.
César Munhoz é artista, comunicador e produtor de ativos de entretenimento para projetos no Brasil, Estados Unidos, Suécia e Austrália. Mestre em Entertainment Business pela Full Sail University, com formação em Jornalismo, Publicidade e Cinema pela UTP, Planejamento de Comunicação Integrada pela FAO, Sound Design pela Escola São Paulo de Economia Criativa e Escuela Sonica Buenos Aires. Apresenta, toda quarta 19h, a live “Arte, Entretenimento e Conexões” nos canais da Full Sail Community.